CONCLUSÃO

Bihar, o estado do norte da Índia conhecido como o cemitério de missões – como jamais poderei esquecer os meses do verão que passei ali com as equipes de evangelismo da Operação Mobilização! Éramos enviados aos muitos povoados e apedrejados por pregar o Evangelho. Aquilo foi em 1968.
Constituído de vilarejos primitivos com 75 milhões de habitantes, é dito que Bihar seja uma das regiões menos alcançadas do mundo. Em 1993, a missão Gospel for Asia iniciou um seminário Bíblico missionário em Ranchi, em Bihar, para treinar e enviar missionários para essa área espiritualmente necessitada.
O irmão Simon Kujur foi um dos jovens que freqüentou o seminário. Em todas as nossas escolas, nós encorajamos fortemente nossos alunos a orar e a procurar a face de Deus para onde Ele quer que vão quando terminarem seu treinamento. Enquanto ele estava estudando no seminário, Simon orou que o Senhor o guiasse para um lugar onde ele pudesse alcançar o perdido e plantar pelo menos uma igreja local. O Senhor colocou um peso especial no seu coração por um povo específico em Bihar; e depois de sua formatura, Simon foi enviado para lá, para servir e alcançar aquelas almas por quem tinha orado.
Três anos mais tarde, ele já tinha estabelecido 5 igrejas! Tudo isso começou com a conversão de uma senhora chamada Manjula.
Ao longo dos anos, Manjula tinha ganhado a reputação de uma mulher santa em seu povoado. Muitos moradores dali tornaram seguidores dela e vinham a ela para aconselhamento. Eles trariam presentes e sacrifícios para ela porque ela era uma sacerdotisa das deusas Kali e Durga. Ela tinha a reputação de realizar muitos milagres, até mesmo de causar doença e morte através de seus poderes.
Quando Simon chegou nessa área, as pessoas contaram a ele sobre Manjula e que tipo de mulher poderosa ela era, com todos os seus poderes mágicos e das deusas poderosas ao lado dela. Mas, então, Simão ouviu que três anos antes, Manjula tinha estado doente e agora estava totalmente paralisada do pescoço para baixo. Esse jovem irmão entendeu que essa situação era a oportunidade preparada por Deus para ele pregar o evangelho a ela.
Apesar do perigo de sua própria vida, Simon arranjou um jeito de visitar Manjula e de falar com ela sobre o Senhor Jesus Cristo. Foi apenas já estando a caminho que ele soube mais a respeito da história dela. Por semanas, muitos pujas, ou aqueles que fazem orações e rituais com sacrifícios, tinham sido levados para cura-la. Centenas de seus seguidores obedeceram suas instruções cuidadosas para pedirem as suas deusas favoritas a favor dela, mas nada a fez ficar curada. Reconhecendo que ela devia estar sob ataque dos espíritos malignos mais poderosos do que ela podia lidar ela decidiu se aproximar até mesmo dos feiticeiros mais fortes para conduzir rituais elaborados para sua cura. Mas novamente, não houve nenhuma libertação ou esperança.
Foi durante esse tempo que Simon veio para sua área. Quando ele chegou na sua casa, ele começou a testemunhar a ela sobre o Senhor Jesus Cristo. Ela ouviu cuidadosamente e contou a ele, “...por três anos venho tentando de tudo para apaziguar esses deuses irados. Mas eles não respondem. E agora estou confusa e terrivelmente em choque.”
Simon perguntou a Manjula, “Se Jesus curasse você e te deixasse melhor, o que você faria?” Sem hesitar ela respondeu, “...se o seu Jesus pode me curar e me tornar melhor, eu o servirei para o resto de minha vida.” Mais tarde Simon explicou a ela sobre a realidade do amor de Deus e como Jesus Cristo, o único salvador, podia liberta-la do pecado e salvá-la da condenação eterna.
Deus na Sua graça abriu os olhos de Manjula para ver a verdade. Ela decidiu pedir perdão a Jesus por seu pecado e que Ele a salvasse. Simon se ajoelhou ao seu lado e orou que Jesus a curasse. Enquanto ele orava em voz alta, ele também orava com fervor em seu coração, “Senhor Jesus, essa pode ser minha única oportunidade de ver esse vilarejo inteiro vir a Ti. Por favor, Senhor, no amor do Teu reino, toque essa mulher e cure-a. Sua Palavra diz que Tu trabalharás comigo, confirmando Tua Palavra, e que os milagres seriam um sinal para essas pessoas crerem em Ti”.
Quando o irmão Simon terminou de orar por Manjula, o poder do Espírito Santo e a graça de Deus instantaneamente tocou nela, e ela foi liberta e curada imediatamente. Dentro de poucas horas ela estava correndo ao redor, gritando com alegria, “Obrigado, Jesus! Obrigado, Jesus! Obrigado, Jesus!”
Ouvindo a comoção, uma grande multidão se reuniu em frente da casa de Manjula para ver o que estava acontecendo. Lá estava ela, uma mulher que tinha ficado paralítica por três anos, agora completamente curada. Com lágrimas escorrendo por seu rosto, ela estava adorando Jesus e gritando Seu nome. Manjula se tornou o primeiro indivíduo no seu vilarejo a crer em Jesus.
Na semana seguinte, mais de 20 pessoas deram suas vidas para Cristo e foram batizadas. Manjula abriu sua casa para esses crentes novos virem regularmente e adorassem ao Senhor Jesus Cristo. Tal como em Atos 19, quando a igreja de Éfeso tinha começado, todas as práticas malignas e rituais foram completamente erradicados; e houve todo um novo começo para esse povoado.
Simon começou a pregar o Evangelho da mesma forma nos vilarejos vizinhos, e mais e mais pessoas começaram a vir a Jesus Cristo.
Ouvindo a respeito desses eventos, nossos líderes do centro de treinamento pediram a Simon se ele visitaria os missionários nas regiões próximas e os ajudasse a estabelecer igrejas. Simon começou a viajar, e agora, como um resultado de seu ministério, mais quatro igrejas tem sido plantadas e diversos novos postos missionários tem sido abertos. Simon crê que isso seja apenas o início e que até mais irá acontecer, com milhares nessa área se convertendo ao Senhor.
Não muito tempo atrás, eu conversei com o líder de Simon e pedi a ele, “Qual é o segredo do ministério de Simon Kujur? O que é que causa o Senhor usá-lo tão eficazmente?” O líder de Simon respondeu, “Irmão K.P., o caso dele não é uma exceção. Muitos de nossos irmãos no campo missionário estão experimentando a mesma coisa. Esse é o tempo da colheita”.
Então ele me contou algo sobre a vida de Simon. Quando ele estava estudando em nosso seminário, todas as manhãs ele levantaria cedo e gastaria pelo menos três horas com o Senhor, sobre seus joelhos em oração e meditando na Palavra de Deus. Quando Simon se formou e foi para o campo missionário, ele não parou com isso. Ao contrário, a quantidade de tempo que ele gastava em oração aumentou. Simon não fala publicamente sobre qualquer dessas coisas, mas bem quietamente e humildemente ele continua pregando o Evangelho. Através de sua vida, centenas estão se convertendo a Cristo.
Hoje, somente na Índia, aproximadamente 500.000 vilarejos permanecem sem uma testemunha cristã. Acrescente a isso que países como Butão, Myanmar, Nepal – o subcontinente inteiro – onde milhões e milhões vivem na escuridão, esperando que alguém como Simon venha e traga a luz do Evangelho.
Romanos 10:13-17 diz que se esses milhões multiplicados sentados nas trevas invocarem o Senhor Jesus Cristo, eles serão salvos. Mas como podem invocar a Jesus se eles não crerem nEle? E em segundo lugar, como eles crerão em Jesus se ninguém alguma vez for contar a respeito dEle? Finalmente, é feita essa pergunta a mim e a você: Como pode uma pessoa como Simon ir a menos que alguém o envie? Essa é uma pergunta que devemos responder.
Hoje, Deus está nos chamando para nos tornarmos enviadores de missionários que estão esperando para ir a esses vilarejos não-alcançados. Temos um privilégio dado por Deus de nos associarmos com irmãos como Simon para ver nossa geração vir a conhecer o Senhor Jesus Cristo.
Eu encorajo a você de procurar o Senhor e ver se Ele está pedindo a você ajudar a sustentar um ou mais desses missionários nativos. Se Ele coloca isso no seu coração, deixe-nos saber sua decisão. Você receberá a fotografia e o testemunho do missionário que você estiver orando a seu favor e sustentando.
Freqüentemente custa ao redor de $90 a $150 por mês para sustentar integralmente um missionário nativo, mas com o mínimo de $30 por mês, você pode começar a ajudar a sustentar um desses missionários, enviando-o a um vilarejo não-alcançado que está esperando para ouvir as Boas Novas. Através de suas orações e sustento, você pode ajudá-lo efetivamente a comunicar o Evangelho e a estabelecer igrejas locais.

Suponha que você seja aquele que é privilegiado para orar e sustentar Simon Kujur enquanto ele serve em Bihar. Algum dia, na eternidade, você estará diante do trono com Simon, sua família – e os milhares que tem vindo a conhecer o Senhor através da vida e do ministério dele!

Fonte: "Revolution in World Missions"
Autor: Dr. K.P. Yohannan
Tradução: Hermann & JeffQuevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário