Cap. 20
“Senhor, Ajuda-nos a
Permanecermos Fiéis a Ti”


Sim, hoje Deus está operando de uma maneira miraculosa. Sem todas as armadilhas da autopromoção high-tech um crescente número de crentes estão captando a visão de Deus para a terceira onda em missões. Nós já temos visto milhares de indivíduos se levantarem para participar na obra. Mas acredito que este é somente um pouco dos milhões a mais que deverão responder nos dias vindouros. Muitos pastores, líderes de igrejas, missionários aposentados, e radiodifusores cristãos na América do Norte estão também generosamente emprestando seu apoio.
Além destes mantenedores e doadores, voluntários estão coordenando esforços num nível mais básico através de todo o Canadá e Estados Unidos. Esta rede de trabalhadores locais está fazendo uma contribuição tremenda no cumprimento da Grande Comissão. Eles representam Gospel for Asia nas conferências e distribuem literatura aos amigos. Eles mostram os vídeos da missão GFA e compartilham com as igrejas, nas escolas dominicais, nos estudos bíblicos nos lares, nas reuniões de oração, e em outras reuniões cristãs, o que Deus está fazendo através dos missionários nativos. Recrutando outros que enviam, eles multiplicam o que poderiam ter dado por si mesmos.
Nunca esquecerei uma querida viúva aposentada a quem encontrei durante uma viagem de conferências. Nervosa a respeito do quanto ela ainda poderia fazer apesar de que ela não estava trabalhando, ela assumiu o compromisso de sustentar um missionário a partir dos proventos de sua magra aposentadoria. Após seis meses recebi dela uma carta muito triste. “Irmão K.P.,” escreveu, “ Eu sou privilegiada em estar sustentando um missionário. Estou vivendo sozinha e agora somente com uma pequena renda. Eu sei que quando chegar aos céus vou encontrar muitas pessoas que tem vindo para Cristo através da minha participação, mas eu devo reduzir minha oferta porque minhas despesas aumentaram. Por favor ore para que eu encontre uma maneira de manter minha contribuição integral novamente.”
Quando minha esposa, Gisela, mostrou-me a carta, eu fui tocado profundamente. Liguei para ela e falei-lhe que não precisava sentir-se culpada – ela estava fazendo tudo o que podia. Aconselhei mesmo ela a não contribuir se isto se tornasse muito difícil.
Duas semanas depois, outra carta chegou. “Cada dia,” ela escreveu, “tenho orado por uma forma de ganhar mais dinheiro para o meu missionário. Quando eu orei o Senhor mostrou-me um jeito – desliguei meu telefone.”
Olhei para o cheque. Lágrimas vieram aos meus olhos enquanto pensava o quanto esta mulher estava sacrificando. Ela deve ser solitária, pensei. O que aconteceria se ela adoecesse? Sem um telefone, ela não poderia pedir ajuda.
“Senhor,” orei, enquanto segurava o cheque em ambas as mãos, “ajude-nos a permanecer fiéis a Ti e a honrar este grande sacrifício.”
Outra dádiva, desta vez veio de um garoto de 13 anos chamado Tommy, mostra o mesmo espírito de sacrifício. Durante um ano inteiro Tommy tinha economizado para comprar uma bicicleta nova para ir à escola. Então ele ouviu sobre a importância de uma bicicleta para os missionários nativos como Mohan Ram e sua esposa do Estado de Tamil Nadu. Desde 1977, Ram tem andado sob um sol escaldante entre vilas, engajado com sua esposa em plantar igrejas, através de aulas de Bíblia, evangelismo ao ar livre, distribuição de panfletos, ministério de crianças e tradução da Bíblia. Ele e sua família moravam em um quarto alugado e tinham que andar por milhas, ou em ônibus para a obra do Evangelho. Uma bicicleta seria o meio mais adequado para ele do que um carro para alguém num subúrbio americano.
Mas uma bicicleta nova fabricada na Índia que custa somente $ 92 dólares, estava totalmente fora do alcance da renda familiar. O que me impressionava quando eu vim para a América é que as bicicletas aqui são consideradas brinquedos de crianças, ou meio para perda de peso. Para os missionários nativos elas representam um meio de expandir grandemente o ministério e redução de sofrimento.
Quando Tommy ouviu que os missionários nativos usam suas bicicletas para percorrer 17-20 milhas (27 a 32 quilômetros) num dia ele tomou uma grande decisão. Ele decidiu dar a missão Gospel for Ásia o dinheiro que economizou para a bicicleta nova.
“Eu posso usar a bicicleta velha do meu irmão,” ele escreveu. “Meu pai me deu permissão para enviar a vocês o dinheiro da bicicleta nova para os missionários nativos.”
Algumas pessoas encontram maneiras incomuns para levantar um sustento extra para os missionários nativos. Um operário de uma fábrica, recolheu todas as latinhas de bebida nas lixeiras do seu local de trabalho. A cada mês recebemos um cheque dele – geralmente o bastante para sustentar dois ou mais missionários.
Um pastor, cuja congregação no sudeste ultrapassa 12.000 membros, pessoalmente sustenta vários nativos missionários. Como outros pastores, ele tem viajado ao exterior para conhecer o trabalho dos missionários nativos. Alem, disso a sua congregação tem aumentado a contribuição mensal, ele tem promovido várias apresentações dos representantes do GFA em sua igreja. Como resultado, várias centenas de famílias também têm assumido este patrocínio. Através de sua influência, um número de outros pastores também começaram a incluir a GFA em seu programa de contribuição para missões.
Uma jovem cujos pais missionários tinham servido na Índia por 30 anos disse, “Eu sempre me perguntava porque meus pais não viram pessoas se convertendo a Jesus no serviço que faziam. Agora estou contente que posso sustentar um missionário nativo que é frutífero”.
O sustento para a obra de Gospel for Asia tem vindo de outras organizações cristãs nos Estados Unidos de modo sem igual. Por exemplo, fomos convidados a participar no Keith Green Memorial Concert Tour como os representantes oficiais das missões ao Terceiro Mundo.
Um dos mais queridos amigos do GFA, é David Mains do Ministério “Capela do Ar” em Wheaton, Illinois. Através de minhas visitas como convidado na sua rádio, patrocinadores se uniram à nossa família provenientes de todos os Estados Unidos. David e sua esposa, Karen, tem nos aconselhado e nos ajudado em inúmeras áreas de real necessidade – incluindo a publicação deste livro.
Apesar de que David e Karen nunca disseram nada a respeito das ofertas sacrificiais, sei que eles nos ajudaram mesmo durante períodos em que seu próprio ministério estava experimentando dificuldades financeiras. Mas a Escritura é verdadeira quando diz,” Dai, e ser-vos-á dado...” (Lucas 6:38). Uma das imutáveis leis do reino é que nós sempre devemos estar dando de nós mesmos – tanto nos bons tempos quanto nos maus. Quantas igrejas norte-americanas, ministérios cristãos e indivíduos estão experimentando dificuldades financeiras porque tem desobedecido este claro comando de Deus para compartilhar?
Eu poderia listar muitos outros que tem nos ajudado, mas pelo menos mais um a quem devo mencionar é Bob Walker, antigo publicador e editor da Christian Life Magazine (Revista Vida Cristã). Sensível ao Espírito santo, Bob orou a nosso respeito e disse ter sentido a orientação de Deus em redigir artigos e reportagens em seu trabalho; Ele também compartilhou sua lista de endereços conosco, endossando nosso ministério e exortando seus leitores a sustentar o movimento de missionário nativo, quando muitos outros adotaram a atitude de esperar-para-ver o futuro do nosso ministério.
Esta atitude de mãos abertas para compartilhar ajudou-nos a lançar Gospel for Ásia no começo e nos mantém em crescimento até agora. Nas nossas noites semanais de oração e em cultos regulares de oração, nós constantemente nos lembramos de agradecer a Deus estes tipos de favores – e oramos que mais líderes sejam tocados pela necessidade de compartilhar seus recursos com o Terceiro Mundo.
Talvez o mais animador desenvolvimento de longo alcance, seja uma lenta mas constante mudança na atitude das agências de missões e denominações norte-americanas em relação ao movimento nativo missionário.
Uma após outra, as missões mais velhas e as denominações tem mudado as políticas anti-nativos e estão começando a apoiar o movimento de missionário nativo como parceiros iguais na obra do Evangelho. O velho racismo e atitude mental colonial estão lentamente mas certamente desaparecendo.
Isto, eu creio, poderia ter um impacto de longo alcance. Se as denominações norte-americanas e as sociedades missionárias mais velhas usassem seus volumosos sistemas de levantamento de fundos para apoiar as missões nativas, seria possível para nós e para os ministérios de missionários nativos similares sustentar várias centenas de milhares mais de missionários nativos no Terceiro Mundo.
Pergunte a John Haggai, “Num dia quando três quartos das pessoas do Terceiro Mundo vivem em países que desencorajam ou simplesmente proíbem esforços missionários estrangeiros, que outra maneira existe para obedecer a diretiva de Jesus Cristo para evangelizar todo o mundo?” Para muitos cristãos que se preocupam a resposta torna-se cada vez mais e mais evidente. Naqueles países fechados, a evangelização através de líderes cristãos nacionais é o modo lógico... Alguns observadores tem ido mais longe ao dizer que pode ser o único caminho.”
O dia do movimento de missionários nativos chegou. As sementes foram plantadas. À nossa frente espera-se muito cultivo e nutrição, mas pode acontecer se nós compartilharmos nossas fontes como o apóstolo Paulo esboçou em 2 Coríntios 8 e 9. Lá ele exorta aos cristãos ricos coletar dinheiro e enviar em apoio às igrejas pobres a fim de que a igualdade possa abundar em todo o corpo de Cristo. Aqueles que tem são obrigados a dividir com aqueles que não tem, ele argumenta, por causa do exemplo de Cristo.
“...pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre, para que pela sua pobreza fôsseis enriquecidos.” (2 Coríntios 8:9) Este é o Novo Testamento clamando o que eu estou repetindo para os ricos e influentes cristãos do ocidente. Muitos estão se tornando mais desejosos de seguir o exemplo de nosso Senhor Jesus, que a Si mesmo se fez pobre para salvação de outros.
Quantos estão prontos a viver para a eternidade e seguir Seu exemplo em um estilo de vida sacrificial? Quantos se juntarão em espírito ao sofrimento dos irmãos nativos? Eles estão famintos, nus, e sem casa por amor a Cristo. Eu não peço aos norte-americanos para juntar-se a eles – dormindo ao longo das estradas e indo para as prisões por seu testemunho. Mas peço aos crentes para compartilhar das maneiras mais práticas possíveis – através da doação financeira e oração intercessória.
Um casal captou a mensagem, e demonstrou um real entendimento espiritual. Recentemente eles escreveram, “Enquanto estávamos lendo a sua revista SEND, o Senhor começou a nos falar a respeito de ir para Índia. Quando ponderamos isto e pedimos ao Senhor a respeito, Ele falou novamente e disse, “Vocês não precisam ir fisicamente, mas podem ir espiritualmente e financeiramente.”
“Bem, louvado seja Deus – aqui está nossa “primeira viagem” à Índia. Por favor use este dinheiro onde o Senhor vê a maior necessidade. Possam as mais ricas bênçãos de Deus estar sobre você e seu ministério.” Dentro estava um cheque de $ 1.000. Estava assinado, “Obreiros colegas em Cristo, Jim e Betty.”
Minha oração? Por vários milhares mais como Jim e Betty com sensibilidade espiritual para ouvir o que o Senhor está falando hoje para a igreja norte-americana.

Fonte: "Revolution in World Missions"
Autor: Dr. K.P. Yohannan
Tradução: Hermann & JeffQuevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário