Cap. 17
A Água da Vida Num Copo Estrangeiro


Quando pensamos a respeito dos temíveis desafios da Ásia, não é bastante pedir por um novo exército de missionários para alcançar estas nações para Cristo. E dezenas de milhares de missionários nativos estão sendo agora chamados pelo Senhor em todas estas nações do Terceiro Mundo. Eles são asiáticos, muitos dos quais já vivem no país que eles devem alcançar, ou em culturas parecidas a apenas algumas centenas de milhas dos vilarejos não evangelizados aos quais eles serão enviados pelo Senhor.
O momento em missões mundiais é depressivo apenas quando você pensa em termos do colonialismo ocidental do século 19. Se a atual tarefa de evangelização depende de “enviar missionários brancos”, obedecer à Grande Comissão verdadeiramente tornar-se cada vez mais impossível a cada dia. Mas, louvado seja Deus, o movimento dos missionários nativos está crescendo, e está pronto hoje a completar a tarefa.
A mensagem primária que eu tenho para cada cristão, pastor e líder de missões é que nós estamos testemunhando um novo dia em missões. A poucos anos atrás, ninguém imaginava que a igreja da Ásia estaria pronta para liderar a ofensiva final. Mas evangelistas nativos dedicados estão começando a ir e a alcançar por si mesmos.
Ainda mais excitante: Você tem um papel. Deus está chamando todos nós para fazer parte do que ele está fazendo.
Nós podemos tornar possível para que milhões de pés negros e amarelos caminhem com o Evangelho libertador de Jesus. Com a oração e suporte financeiro da Igreja do ocidente eles podem pregar a Palavra para multidões de perdidos. Toda a família de Deus é necessária. Milhares de nativos missionários irão aos perdidos se cristãos no ocidente ajudarem compartilhando seus recursos com eles.
Eis o porque acredito que o Senhor chamou-me aos Estados Unidos. A única razão para eu estar aqui é ajudar a servir a nossos irmãos trazendo suas necessidades ante o povo de Deus no ocidente.
Toda uma geração de cristãos necessita saber desta profunda mudança que aconteceu na obra de missões. Os crentes norte-americanos precisam saber que eles são necessários como “aqueles que enviam” para orar e ajudar os irmãos nativos a ir.
As águas de missões têm sido turvadas. Hoje muitos cristãos são incapazes de pensar claramente a respeito deste assunto porque Satanás enviou um espírito de engano para cegar os olhos. Eu não faço essa afirmação superficialmente. Satanás sabe que para barrar o evangelismo mundial ele deve confundir as mentes do crentes ocidentais. Isto ele tem feito com sucesso. Os fatos falam por si mesmos.
O cristão médio norte-americano doa somente 50 centavos por semana para missões globais. Imagine o que isto significa. Missões são a tarefa primária da igreja, o último mandamento do Senhor para nós antes de sua ascensão. Jesus morreu numa cruz para começar um movimento missionário. Ele veio para mostrar o amor de Deus, e nós fomos deixados aqui para continuar esta missão. Ainda esta importante tarefa da igreja está recebendo menos de um por cento de todas as nossas finanças.
Lembre-se: dos missionários ocidentais que são enviados ao exterior, muitos estão envolvidos em esforços de trabalho social no Terceiro-Mundo e não na tarefa primária de pregar o Evangelho e plantar igrejas.
Aproximadamente 85 por cento de todas as finanças missionárias estão sendo usadas por missionários ocidentais que estão trabalhando entre as igrejas estabelecidas no campo – não em evangelismo pioneiro para os perdidos.
Consequentemente, a maior parte daquele 50 centavos por semana que o cristão americano tem ofertado para missões realmente foi gasto em projetos ou programas outros que não a proclamação do Evangelho de Cristo.
Mas uma mudança tem ocorrido nas últimas seis décadas ou por aí. Ao fim da Segunda Guerra Mundial, quase todo a obra da Grande Comissão estava sendo feita por um punhado de estrangeiros brancos. Para estes líderes cristãos, era impossível, mesmo imaginar alcançar todos os milhares de grupos culturais distintos nas colônias. Então eles focaram sua atenção nos principais grupos culturais mais fáceis de atingir nos centros de comércio e administração. Na maioria das nações Asiáticas, perto de 200 anos de trabalho missionário foi feito sob o olhar atento de governos coloniais até quando finalmente terminaram em 1945.
Durante aquele tempo, missionários ocidentais pareciam ser uma parte vital do tecido governamental da colonização ocidental. Mesmo as poucas igrejas que foram estabelecidas entre os grupos culturais dominantes pareceram enfraquecer. Como o governo e economia local, eles também eram controlados por estrangeiros. Poucos eram nativos ou independentes dos missionários ocidentais.
Não surpreendentemente, as massas evitaram esses estranhos centros de religião alienígena, assim como a maioria dos americanos evitam hoje “As missões Krishna” nos Estados Unidos.
Nesta atmosfera, a idéia de ir além dos maiores grupos culturais – avançando na obra não concluída – foi naturalmente colocada de lado. Aquelas multidões nas áreas rurais, sub-culturas étnicas, grupos tribais e minorias tiveram que esperar. Ensina-las estava gerações à frente – a menos que, naturalmente, mais missionários estrangeiros pudessem, ser recrutados para ir até eles.
Mas isto não era mais possível. Quando os missionários da era colonial retornaram para assumir o controle de “suas” igrejas, hospitais e escolas, eles perceberam que o clima político tinha mudado radicalmente. Eles encontraram hostilidade dos governos asiáticos. Algo radical tinha acontecido durante a Segunda Guerra Mundial. Os nacionalistas tinham se organizado e estavam em marcha.
Logo a revolução política estava varrendo o Terceiro Mundo. Com a independência de uma nação após outra, os missionários perderam suas posições de poder e privilégios. Nos 25 anos seguintes à Segunda Guerra Mundial, 71 nações tornaram-se livres da dominação ocidental. E com sua nova liberdade, a maioria decidiu que os missionários ocidentais deveriam estar entre os primeiros símbolos do ocidente a sair. Agora 86 nações – com mais da metade da população mundial – proibiu ou restringiu seriamente os missionários estrangeiros.
Mas existe um lado brilhante na história. O efeito de tudo isto nas igrejas emergentes da Ásia foi eletrizante. Longe de desacelerar a divulgação do Evangelho, a retirada dos missionários estrangeiros livrou o Evangelho das tradições ocidentais que os missionários estrangeiros tinham inconscientemente adicionado.
Sadhu Sunder Singh, um evangelista pioneiro missionário nativo, costuma contar uma história que ilustra a importância de se apresentar o Evangelho na forma cultural aceitável.
Um Hindu de alta casta, ele conta, tinha desfalecido num dia de calor no verão enquanto sentado num trem numa estação. Um dos tripulantes do trem correu a uma torneira, encheu uma xícara com água e a trouxe ao homem numa tentativa de reanima-lo. Mas a despeito de sua condição, o Hindu se recusou a tomar a água. Ele preferia morrer a aceitar água num copo de alguém de outra casta.
Então alguém percebeu que o passageiro da alta casta tinha deixado sua própria xícara no assento ao seu lado. Assim ele a tomou, a encheu com água e retornou para oferecer à vítima ofegante e acalorada que imediatamente aceitou a água com grande gratidão.
Então Sunder Singh poderia dizer aos seus ouvintes, “ Eis o que eu tenho tentado dizer aos missionários estrangeiros. Vocês têm oferecido a água da vida ao povo da Índia em uma xícara estranha, e temos sido relutantes em recebe-la. Se você a oferecer em nossa própria xícara – numa forma nativa – então nós estaremos muito mais propensos a aceita-la.
Hoje, toda uma geração de jovens líderes nativos, conduzidos pelo Espírito está traçando estratégias para completar a evangelização de nossas pátrias na Ásia. Em quase todos os países da Ásia, eu pessoalmente conheço missionários locais que estão eficazmente ganhando sua gente para Cristo usando métodos e estilos culturais adequados.
Enquanto de uma forma ou de outra a perseguição ainda existe na maioria das nações asiáticas, os governos pós era colonial têm garantido liberdade quase ilimitada aos missionários nativos. Apenas porque os ocidentais foram proibidos, a expansão da igreja não tem de cessar.
Por alguma razão diabólica, notícias desta mudança dramática não tem alcançado os ouvidos da maioria dos crentes de nossas igrejas. Enquanto Deus por seu Espírito Santo tem levantado um novo exército de missionários para continuar o trabalho da Grande Comissão, a maioria dos crentes norte-americanos tem se sentado impassíveis. Isto eu percebi, não é porque os cristãos aqui estão falhando em generosidade. Quando eles são informados das necessidades, eles respondem rapidamente. Eles não estão envolvidos somente porque eles não conhecem a verdade real a respeito do que está acontecendo na Ásia hoje.
Eu creio que nós estamos sendo chamados para estar envolvidos através de compartilharmos tudo em oração e financeiramente na grande obra que jaz à nossa frente. Enquanto fazemos isso, talvez veremos juntos o cumprimento da terrível profecia em Apocalipse 7:9-10:

“... e eis uma grande multidão, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, que estavam em pé diante do trono e na presença do Cordeiro, trajando compridas vestes brancas, e com palmas nas mãos; e clamavam com grande voz: Salvação ao nosso Deus, que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro.”

Esta profecia está a ponto de se tornar realidade. Agora, pela primeira vez na história, podemos ver a arrancada final quando o povo de Deus em todo o lugar unidos para torna-la possível.
O que nos intriga – especialmente aqui no ocidente – é a forma como o movimento nativo missionário está florescendo sem a ajuda e genialidade dos planejadores do ocidente. O Espírito Santo, quando damos liberdade à Ele para operar, realiza crescimento e expansão espontâneo. Até reconhecermos o movimento nativo missionário como o plano de Deus para este período da história, e até nós desejarmos nos tornar servos no que Ele está fazendo, nós estamos em perigo de frustrar a vontade de Deus.

Fonte: "Revolution in World Missions"
Autor: Dr. K.P. Yohannan
Tradução: Hermann & JeffQuevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário