Cap. 10
Deus Está Adiando o Julgamento

Cuidado com os orgulhosos. Eles estão sempre encobrindo algo. Um dos maiores orgulho de muitos cristãos evangélicos do ocidente é sua devoção as Escrituras. É difícil achar um igreja que não se orgulhe uma vez ou outra sobre ser “crente na Bíblia”. Quando vim aqui pela primeira vez , cometi o erro de achar aquela atitude aparente de grande valor.
Mas tenho visto que muitos cristãos evangélicos realmente não crêem na Palavra de Deus, especialmente quando ela fala a respeito do inferno e do julgamento. Ao invés disso, aceitam apenas as porções que permitem eles continuar vivendo seus estilos de vida costumeiro.
É doloroso pensar a respeito do inferno e do julgamento. Entendo quando os pregadores não gostam de falar a respeito disso, porque eu também não gosto. É muito mais fácil pregar que “Deus ama você e tem um plano maravilhoso para sua vida” ou focar nos muitos aspectos prazerosos do “pensamento positivo” e da “palavra de fé” que traz saúde, riqueza e felicidade. A graça e o amor de Deus são assuntos agradáveis, e ninguém demonstrou isso de maneira tão bela do que nosso Senhor Jesus. Mesmo assim no Seu ministério terreno, ele fez mais referências ao inferno e ao julgamento do que a respeito do céu. Jesus vivia com a realidade do inferno, e Ele morreu no Calvário porque sabia que o inferno era real e que estava chegando para todos os que não se convertem a Deus nessa vida.
Os crentes são ávidos para aceitar o conceito do céu, mas olham para o outro lado quando têm que enfrentar as passagens da Bíblia sobre o inferno. Bem poucos parecem acreditar que os que morrem sem Cristo estão indo para um lugar onde serão atormentados para sempre e sempre num abismo sem fim, onde o fogo não se apaga e onde ficarão separados de Deus e Seu amor por toda eternidade sem qualquer chance de retorno.
Se soubéssemos dos horrores do julgamento potencial que paira sobre nós - se realmente acreditássemos no que está por vir – quão diferentemente viveríamos. Por que os cristãos não estão vivendo em obediência a Deus? Por causa da sua descrença.
Por que a Eva realmente caiu em pecado? Porque ela realmente não creu no julgamento – que a morte realmente viria se ela comesse o que Deus proibiu. Essa é a mesma razão que muitos continuam com vidas de pecado e desobediência.
A Grande Depressão e as recentes recessões são apenas vislumbre comparado com a pobreza que virá – Apenas devido as bombas, doenças e calamidades naturais. Mas Deus está adiando o julgamento agora para dar tempo ao arrependimento.
Infelizmente para milhões em dois terços do mundo será muito tarde a menos que os alcancemos antes que eles caiam no abismo das trevas eternas.
Por anos tenho lutado para fazer disso uma realidade em nossas reuniões. Finalmente descobri um jeito.
Peço aos meus ouvintes para pegar seus braços e achar seus pulsos. Então explico que cada batida que sentem representa a morte de alguém na Ásia que tem morrido e vão para o inferno eterno sem jamais ouvir as boas novas de Jesus Cristo pelo menos uma vez.
“Que tal se uma daquelas batidas representasse sua mãe?” eu pergunto. “Seu próprio pai, seu esposo(a), seu filho(a) ... ou você mesmo?”.
Os milhões de asiáticos que estão morrendo e vão para o inferno são pessoas por quem Cristo morreu. Dizemos que cremos nisso, mas o que estamos fazendo para agir consoante a essa fé? Sem obras, a fé é morta.
Ninguém deveria ir para o inferno hoje sem ter ouvido sobre o Senhor Jesus. Para mim isso é uma atrocidade muito pior que a morte nos campos da Alemanha de Hitler ou da Rússia de Stalin. Tão horrível quanto os 1.3 milhões de abortos que são feitos nos Estados Unidos cada ano, a perda eterna de milhões multiplicados de almas adicionais todos os anos é a maior tragédia evitável de nossos tempos.
Se apenas uma pequena porcentagem de 80 milhões de pessoas que clamam ser crentes nascidos de novo nesse país se comprometesse em sustentar um missionário nativo, poderíamos ter literalmente centenas de milhares de evangelistas alcançando os povoados perdidos da Ásia.
Quando olhamos para a Grande Comissão ainda não terminada e a comparamos com o nosso estilo de vida pessoal – ou para a atividade no calendário de nossas igrejas e organizações – como podemos explicar nossa desobediência? Deveríamos experimentar um grande arrependimento do pecado de nossa descrença no julgamento de Deus.
C.T. Studd, o famoso atleta britânico e fundador da Cruzada para Evangelização Mundial, foi um que desistiu de toda suas posses nesse mundo por amor a Cristo. Ele foi desafiado a seu chamado através de um artigo escrito por um ateu. Em parte aquele artigo dizia:

“... Se eu realmente acreditasse, como milhões afirmam que acreditam, que o conhecimento e a prática da religião nessa vida influencia o destino na próxima, então a religião significaria tudo para mim.
Eu lançaria fora todos os prazeres terrenos como se fossem escória, todo o cuidado desse mundo como loucura, e os pensamentos e sentimentos mundanos como vaidade. A religião seria meu primeiro pensamento ao acordar e minha última imagem antes que o sono me submergisse na inconsciência. Eu trabalharia para sua causa sozinho.
Sozinho eu refletiria sobre o dia da eternidade. Sofrer uma vida inteira valeria a pena apenas por uma alma ganha para o céu.
As conseqüências terrenas nunca deteriam minhas mãos ou selariam meus lábios. A terra, com suas alegrias e tristezas, não ocuparia nenhum momento dos meus pensamentos. Eu me esforçaria para olhar além, na eternidade, nas almas imortais ao meu redor, que logo estariam para sempre felizes ou para sempre miseráveis.
Eu iria pelo mundo inteiro e pregaria a tempo e fora de tempo, e meu texto seria:
‘O QUE ADIANTA A UM HOMEM GANHAR O MUNDO INTEIRO E PERDER A SUA ALMA’

Outra iniquidade que está virando praga na Igreja do ocidente é o mundanismo.
Uma vez, numa viagem de carro de 2000 milhas através do oeste americano, fiz questão de ouvir uma rádio cristã por todo o caminho. O que ouvi revela muito sobre as motivações secretas que dirige muitos crentes. Alguns dos programas teriam sido hilariantes se não estivessem tirando vantagens dos incautos – mascateando saúde, riqueza e sucesso no nome do cristianismo.

· Alguns oradores ofereciam óleo santo e amuletos da sorte àqueles que enviassem em dinheiro requisitando-os.
· Alguns oradores roupas de oração que tinham abençoado crentes com $ 70.000 à $ 100.000, carros novos, casas e saúde.
· Um orador disse que enviaria um sabão santo que ele tinha abençoado. Se usado de acordo com suas instruções, lavaria toda má sorte, amigos maus e doenças. Novamente ele prometeu “grande quantidade de dinheiro” e tudo mais que o usuário quisesse.

Tais “piadas de mau gosto” podem nos fazer rir, mas o mesmo pacote básico está marcado com mais sofisticação em cada nível dessa sociedade. Revistas cristãs, shows de TV e cultos nas igrejas freqüentemente colocam os holofotes em atletas famosos, rainhas da beleza, homens de negócio e políticos que “tem sucesso no mundo e também têm Jesus”.
Hoje os valores cristãos são definidos quase totalmente pelo sucesso tal como é promovido pelas propagandas da avenida Madison. Até mesmo muitos ministérios cristãos medem sua eficácia pelos padrões dos “MBAs” de Harvard.
Jesus disse que o coração está guardado o tesouro. Então o que podemos dizer a respeito de alguns cristãos evangélicos. Fazendo dívidas por causa de carros, casas e móveis que provavelmente não são necessários, sacrificando a família, a igreja e a saúde por causa de promoção na firma ou sucesso na carreira – Creio que tudo isso seja uma fraude, montada pelo deus desse mundo para pegar e destruir cristãos eficazes e mantê-los afastados de compartilhar o evangelho com quem precisa.
“Não ameis o mundo”, João diz na sua primeira epistola, “nem as coisas que são do mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre”(I Jo 2:15-17).
O testemunho típico que ouvimos na mídia vai normalmente assim: “Eu estava doente e quebrado, um fracasso total. Então encontrei cristo. Agora tudo vai bem; meu negócio está prosperando, e eu sou um grande sucesso”.
Isso soa maravilhoso. Ser um cristão e ter aquela casa maior e um barco e férias na Terra Santa.
Mas se isso fosse realmente o jeito de Deus, isso colocaria alguns crentes vivendo em países comunistas e nos países do terceiro mundo em maus lençóis. Os testemunhos deles geralmente vai assim:
“Eu estava contente e tinha tudo – prestigio, reconhecimento, um bom emprego, e esposa e filhos contentes. Então eu dei minha vida a Jesus Cristo. Agora estou preso, perdi minha família, riqueza, reputação, emprego e saúde.
“Aqui eu vivo, sozinho, abandonado pelos amigos. Não posso ver o rosto da minha esposa nem de meus filhos queridos. Meu crime é que amo Jesus”.
Que tal os heróis da fé através dos séculos? Os apóstolos deram suas vidas pelo Senhor. Os mártires cristãos tem escrito seus nomes em cada página da história.
Na antiga União Soviética, Ivan Moiseyev foi torturado e morto dentro dos dois anos que encontrou Jesus. Na China, Watchamn Nee gastou 20 anos na prisão e finalmente morreu encarcerado.
Quando Sadhu Sundar Singh, nascido e criado num rico lar Sikh no Punjab, tornou-se cristão, sua própria família tentou envenená-lo e expulsá-lo de sua própria casa. Ele perdeu sua herança e andava apenas com um par de roupas em seu corpo. Mesmo assim, seguindo seu Mestre, ele fez milhões verdadeiramente ricos através da fé em Cristo.
Os missionários nativos sustentados pela missão Gospel for Asia (GFA) geralmente também sofrem por causa de seu compromisso. Vindo de antecedentes não –cristãos, geralmente eles são literalmente jogados fora de seus lares, perdem seus empregos, apanham e são expulsos de seus vilarejos quando aceitam Cristo.
Eles fielmente servem Cristo diariamente, sofrendo dureza indescritível porque Jesus disse a seus seguidores: “No mundo tereis aflições. Mas tende bom ânimo! Eu venci o mundo”(João 16:33). O que Ele prometeu foram provações e tribulações. Mas podemos encará-las pois sabemos que Ele já venceu a batalha. Deus realmente promete vir de encontro a nossas necessidades físicas. E Ele realmente abençoa Seus filhos materialmente. Mas Ele nos abençoa com um propósito – não para que nós esbanjemos aqueles recursos para nós mesmos mas para que sejamos bons mordomos, usando nossos recursos largamente para ganhar os perdidos para a graça salvadora de Deus.
As Escrituras nos dizem, “Quem tiver bens do mundo e, vendo o seu irmão necessitado, cerrar-lhe o seu coração, como estará nele o amor de Deus?” (I João 3:17).
Como disse uma vez A.W. Tozer, um notável crente, pastor da Aliança Missionária e autor:
“Não há dúvida que o apego as coisas é um dos hábitos mais danosos na vida. Porque é tão natural, raramente é reconhecido pelo seu mal. Mas sua fortaleza é trágica. Esse curso antigo não sairá sem dor. O velho miserável dentro de nós não se dobrará e morrerá ao nosso comando. Ele deve ser arrancado, arrancado de nossos corações como uma planta do solo; ele deve ser expelido de nossas almas com violência como Cristo expulsou os cambistas do templo.

Muitos crentes ocidentais são como o jovem rico de nossos dias. Jesus está dizendo a eles, “Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu. Então vem, e segue-me” (Mateus 19:21).

Fonte: "Revolution in World Missions"
Autor: Dr. K.P. Yohannan
Tradução: Hermann & JeffQuevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário