Revolução em Missões Mundiais

Cap. 1
Apenas o Começo


O silêncio no grande auditório em Cochin foi quebrado apenas pelos soluços abafados. O Espírito de Deus se movia na sala com tremendo poder – condenando o pecado e chamando homens e mulheres para o Seu serviço. Antes do final do encontro, 120 dos 1200 pastores e líderes cristãos colocaram suas vidas no altar, atendendo à – “chamada para o Norte”.
Eles não estavam dizendo – Eu desejo ir – mas – Eu estou indo. Eles fizeram a escolha de deixar casas, vilas, e família, negócios ou carreira profissional e ir onde eles seriam odiados e temidos. Enquanto isso outros 600 pastores se comprometiam a retornar às suas congregações e convocar mais missionários que deixariam o sul da Índia e iriam para o Norte.
Eu fiquei em silêncio numa quietude santa orando para que o exército do Senhor enchesse o altar. Eu estava esmagado pela presença de Deus. Enquanto orava, meu coração doeu por aqueles homens que vieram ao altar. Quantos seriam maltratados ou vagariam famintos, com frio e solitários nos próximos anos? Quantos seriam presos por sua fé? Eu supliquei pelas bênçãos e proteção de Deus sobre eles – e por mais mantenedores do outro lado do oceano para sustentá-los. Eles estavam deixando conforto material rompendo com laços de família e ambições pessoais. À frente deles uma nova vida entre estranhos. Mas eu também sabia que eles testemunhariam vitórias espirituais quando milhares se convertessem a Cristo e ajudassem a formar novas congregações nas aldeias ainda não alcançadas do Norte da Índia.
Comigo no encontro estava um locutor americano. David Mains, um sério estudante sobre avivamentos. Ele tinha se juntado a nós em Cochin, como um dos palestrantes. Ele mais tarde testificou que o Senhor tinha se manifestado no encontro de maneira incomum.
“Dificilmente seria diferente” – ele escreveu depois – “se o próprio Jesus estivesse corporalmente entre nós. O espírito de adoração enchia o local. Os cânticos eram eletrizantes. O poder do Espírito Santo veio sobre a congregação. Os homens verdadeiramente suspiravam em alta voz. Eu já tinha lido sobre tal convicção nos dois grandes despertamentos, nos primórdios da história americana, mas nunca em primeira mão”.
Mas o Senhor não está simplesmente convocando um grande exército de obreiros nativos. Deus está no trabalho de salvar pessoas do pecado em números que nós nunca sonhamos. De toda a Ásia pessoas estão vindo à Cristo, numa média acelerada onde quer que a salvação está sendo anunciada. Em algumas áreas como Índia, Indonésia, as Filipinas, e Tailândia – não é raro agora para a comunidade cristã crescer tanto em um único mês quanto crescia antigamente durante um ano inteiro. Notícias de conversão em massa e crescimento das igrejas têm recebido pouca atenção pelo ocidente. A excitante verdade acerca da ação de Deus na Ásia ainda está para ser contada, principalmente porque a imprensa cristã tem acesso restrito. Com exceção de uns poucos países como Coréia e Filipinas, a verdadeira história ainda não é conhecida.
Característico de muitos movimentos nativos missionários que têm surgido subitamente é o trabalho de um irmão do sul da Índia - um oficial militar aposentado, que abriu mão de um comissariado e de uma carreira no exército para ajudar a formar uma equipe de evangelismo no norte da Índia. Ele lidera agora mais de 400 missionários de tempo integral. Como líderes de outras missões nativas, ele discipulou dez - Timóteos - que estão dirigindo a obra numa precisão quase militar. Cada um deles por sua vez será capaz de liderar muitos outros obreiros adicionais que por sua vez terão seus próprios discípulos.
Com sua esposa ele adotou um padrão apostólico para seus obreiros similar ao do apóstolo Paulo. Em uma viagem evangelística que durou 53 dias, ele e sua família viajaram em carro de boi e a pé para o interior de uma das mais atrasadas áreas remotas das tribos do estado de Urissa. Lá ministrando com intenso ardor, entre povos cujo estilo de vida é tão primitivo, que somente pode ser definido de forma animalesca, ele viu centenas de conversões. Durante a viagem, demônios foram expulsos e milagres de curas aconteciam diariamente.
Milhares que serviam aos ídolos e adoradores de espíritos malignos ouviam o evangelho com avidez. Em apenas um mês ele formou 15 grupos de novos convertidos, em novas igrejas e destacou missionários nativos para permanecerem na retaguarda e ajudá-los a crescerem na fé. Movimentos miraculosos parecidos estão começando em quase todas as províncias da Índia e através de outras nações da Ásia.
O missionário nativo Jesu Das ficou horrorizado quando pela primeira vez visitou uma aldeia e não encontrou crentes lá. Todo o povo adorava centenas de deuses diferentes, e quatro sacerdotes pagãos exerciam o controle da população através da feitiçaria.
Contavam-se histórias de que estes sacerdotes podiam matar o gado e destruir suas plantações com o poder de sua feitiçaria. Pessoas adoeciam subitamente e morriam sem explicação aparente. Era difícil imaginar a decadência e escravidão em que os habitantes estavam vivendo. Cicatrizes, frustração e morte marcavam suas faces, pois eram totalmente dominados pelos poderes das trevas.
Quando Jesus Das falou de Jesus Cristo para eles foi a primeira vez que ouviram falar de um Deus que não cobrava sacrifícios e oferendas para aplacar sua ira. Enquanto Jesu Das continuava a pregar no mercado, muitas pessoas vieram conhecer ao Senhor. Mas os sacerdotes se sentiram ofendidos. Eles avisaram Jesu Das que, se ele não deixasse a vila, eles invocariam seus deuses para matar a ele, sua esposa e seus filhos. Jesu Das não fugiu. Ele continuou a pregar a Cristo, e os moradores continuavam a ser salvos. Finalmente, após algumas semanas, os feiticeiros procuraram a Jesu Das e perguntaram a ele qual o segredo do seu poder.
“Esta é a primeira vez que a nossa feitiçaria, nosso poder não funciona” Disseram eles. “Depois que cumprimos todos os rituais (pujas), nós pedimos aos espíritos para matar sua família. Mas os espíritos voltavam e falavam que não poderiam se aproximar de você ou de sua família, porque vocês estão sempre rodeados pelo fogo. Então nós chamamos os mais poderosos espíritos e os enviamos sobre vocês” – mas novamente eles voltaram, dizendo que não somente rodeados por fogo, mas que também estavam cercados pelos anjos o tempo todo.
Jesu Das contou a eles a história de Cristo. O Espírito Santo convenceu cada um deles do pecado de seguir a demônios, e do julgamento porvir. Com lágrimas, eles se arrependeram e renunciando a seus deuses, e seus ídolos receberam a Jesus Cristo como Senhor. Como resultado, centenas de outros foram libertos do pecado e da escravidão.
Através de uma organização nativa na Tailândia, onde mais de 200 missionários nativos estão fazendo um trabalho pioneiro de evangelismo em vilas, um único grupo anunciou sua fé a 10.463 pessoas em dois meses. Destes, 171 entregaram suas vidas a Cristo e seis novas Igrejas foram formadas. Mais de 1000 vieram a Cristo no mesmo período. Lembre-se, esta grande colheita está acontecendo numa nação Budista que nunca tinha visto tais resultados.
Notícias como esta nos chegam diariamente de equipes nativas em quase todas as nações asiáticas. Mas eu estou certo que estas são apenas as primeiras gotas de uma copiosa chuva de avivamento. Para conseguirmos o impacto necessário, devemos enviar centenas de milhares de trabalhadores mais. Nós não estamos orando pela proverbial “chuva de bênçãos”. Pelo contrário, eu tenho esperado em Deus por virtuais tempestades de bênçãos nos dias vindouros.
Como me tornei parte deste atordoante reavivamento espiritual na Ásia é a história contada neste livro. E tudo começou com a simples oração de uma mãe que morava num vilarejo.
Fonte: Revolution in World Missions
Autor: K.P. Yohannan
Tradução: Hermann & JeffQuevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário